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Em 2020 o mundo sofreu uma reviravolta, incluindo uma reconfiguração no mercado de trabalho. A necessidade de espaço foi reduzida e a consciência de um lugar qualitativo apurada. Alcântara simbolizava uma saída do centro habitualmente obrigatório, mas lá está – voltámos a auscultar o mercado e já nada era como antes. “É muito raro encontrar um lugar onde pensas ‘está tudo certo’”, explica Manuela Furtado sobre o escritório na Rua Maria Pia. Com a abertura de novas portas, novos projetos surgiram: o conforto alemão da Birkenstock, a simplicidade sueca da Fjällräven, a visão inovadora da Veja e a dupla de criativos portugueses Oficina Marques juntavam-se (e permanecem até hoje) à Birdsong Lisboa.
A influência sempre existiu, mesmo que sem ser traduzida em likes. Quando o modelo Air Force One, da Nike, celebrou o seu 30º aniversário juntámos alguns players da indústria para soprar as velas. Com a campanha The Ones, juntámos personalidades sonantes do espectro criativo com um meio de comunicação que fale a mesma língua da marca. Em Dezembro de 2012, a revista Magnética publicava um artigo multimédia no qual Carolina Flores, Quim Albergaria, Pedro Barroso e Kruella D’Enfer (que também pintou um mural para a ocasião) contavam as memórias associadas aos ténis.
“Temos de puxar pela parte romântica do Douro. O negócio do vinho é vender memórias”, dizia um dos proprietários da Quinta da Covela, Tony Smith, ao Diário Económico, em 2015. Sempre valorizámos o fator humano: na era dos números e dos likes comunicamos ‘à moda antiga’, damos voz aos criadores, gostamos de proporcionar aos jornalistas experiências fora do ecrã. Foi desta forma que durante cerca de três anos organizámos press trips à em tempos propriedade do cineasta Manoel de Oliveira e agora casa da produtora de vinhos do Douro Lima & Smith (da qual fazem parte as marcas Tecedeiras e Tormes). Daí resultaram vivências na primeira pessoa e inspiradoras imagens da região.
Montada num dinossauro para a capa da edição de dezembro de 2018 da Parq, Joana Barrios hasteia uma mensagem tudo menos pré-histórica: ao embalo da Absolut Creative Competition, a atriz e apresentadora personifica os princípios libertadores da iniciativa da marca. Criada em 1985, a competição procura por 19 países os artistas mais ousados para dar voz à Absolut e celebrar a criatividade sem amarras. Uma estratégia criada pela Birdsong para comunicar o concurso em Portugal, ancorada na premissa intemporal de que uma marca é mais do que os produtos que vende – é um universo, uma estética, uma mensagem.
O que é luxo? A resposta muda a cada temporada, mas os pilares fundamentais permanecem, como o tempo, o cuidado e a atenção. Meter o nariz no atelier de perfumaria Les Fontaines Parfumées da Louis Vuitton e criar uma fragrância própria já seria algo para estimular os sentidos de qualquer jornalista, mas receber uma visita guiada do perfumista Jacques Cavallier Belletrud – a quem a Vogue pode perguntar em entrevista a que cheirava Lisboa, em 2017 – é sinónimo maior da pompa e circunstância modernas.
O essencial pode parecer invisível aos olhos, mas não aos da comunicação. Os pormenores são, muitas vezes, casa de partida para contar as melhores narrativas, como as da Hackett London. Não damos ponto sem nó e, por isso mesmo, fizemos questão de trazer um grupo de imprensa especializada à inauguração da primeira loja da marca no número 14 da Savile Row, em 2019. Ali costuraram-se histórias sobre a excelência da confeção e atenção aos pormenores do atelier de alfaiataria.
O território automóvel cedo começou a extrapolar a fronteira com o do lifestyle, até porque existem experiências que precisam sair do papel e ser vividas. O lançamento do primeiro SUV da Seat, o Ateca, foi uma delas. Em 2016, a marca espanhola acelerou para um novo segmento e nós comunicamos a novidade com as mãos no volante. Voámos até Barcelona com um grupo diversificado de KOL’s – onde se incluem os embaixadores da marca, Jéssica Athayde e Nuno Baltazar – para testarem o novo automóvel e criar memórias dentro e fora da estrada.
Na área das bebidas brindámos a projetos especiais e tornamo-nos especialistas na arte da mixologia. Começámos a falar sobre food pairing com a Schweppes (na imagem) ainda o conceito era estranho, acompanhámos novos lançamentos pelo mundo e trouxemos o cross-branding para uma indústria tão competitiva. Um dos pontos altos do nosso percurso líquido? A World Class Competition da Diageo. Um dos concursos de coquetelaria mais importantes do mundo, foi com entusiasmo que o implementámos em território nacional, em 2016, e comunicámos durante anos.
A versatilidade dos nossos projetos torna os nossos dias sempre diferentes, aguça a curiosidade e faz-nos viajar por mundos dispares. O futebol sempre foi um deles: através da Nike, jogámos de perto com os principais players da indústria. Na preparação do Campeonato Europeu de Futebol de 2012, foram várias as ações de RP que anteciparam o evento, como a festa de lançamento do equipamento oficial da seleção. Perdemos a penalties nas meias finais, mas ninguém fez frente ao guarda-roupa.
Quatro cidades, quatro localizações, quatro artistas emergentes. O Festival de Música Singular, organizado pela Pepe Jeans, fazia jus ao nome com características únicas a servir de mote de comunicação a uma marca que é tão urbana e indie quanto os talentos que trazia a palco. Lisboa recebeu os Twin Shadow no ano de 2011 numa sessão intimista onde pudemos falar sobre o core da marca sem quase ser preciso proferir uma palavra.
O poder do Instagram, a genialidade do marketing e a democratização da moda. Os conceitos-chave do que se tornaram as colaborações da marca sueca com os mais proeminentes criadores mundiais não se resumem a análises sociais, até porque o que esgotava mesmo era a roupa. Como em #Balmaination – para a 11.ª colaboração, que juntava a H&M à Balmain em 2015, criámos uma estratégia de comunicação aguçada, fazendo com que todos os meios especializados voltassem as atenções para a chegada da coleção e simultaneamente oferecessem uma fatia de informação do ADN de cada marca.
Uma marca criada no século XIX, um baú de 1927, uma modelo millennial e uma revista à frente do seu tempo mas com mais de 100 anos. Há contas que não precisam ser feitas para saber que o resultado será fenomenal. Nesta imagem fomos ao baú lembrar aquele dia em que ‘encomendámos’ à Louis Vuitton uma das suas peças mais especiais. Sentada sobre um baú único, a modelo Sara Sampaio posa nesta fotografia para um editorial para a Vogue Portugal, em 2015. Um dos muitos shootings em que orgulhosamente fizemos parte da magia, agilizando a criatividade entre a marca e as páginas dos media nacionais.
Uma festa vive do momento, um evento torna-se o momento. Foi uma honra e um desafio tornarmo-nos parceiros da LOEWE para comunicar a sua chegada a Portugal no final de 2021. Mesmo depois de uma pandemia paralisante, o ‘passa a palavra’ que nos caracteriza continuou e a Casa espanhola que simboliza o novo cool bateu-nos à porta. Com exigências criativas com muitas páginas em branco, mapeámos a cidade até chegar ao Palácio do Grilo, futuro local da celebração, até então anónimo e parado. As expectativas de quem já seguia a marca eram elevadas, os que não eram conhecedores tornaram-se curiosos, a escolha sobre Lisboa foi falada internacionalmente e as repercussões, quer da abertura da loja quer da festa, perpetuam os efeitos que as boas memórias sempre trazem.
Uma marca criada por dois homens investidos em melhorar o conforto da roupa interior feminina já seria, por si só, revolucionária, mas e se acrescentarmos que este feito se deu em 1886? Com um historial de confiança, tradição e qualidade, a Triumph foi crescendo com a sua visão modernista e adaptando-se às necessidades e estéticas atuais. Mantendo a base bem estabelecida, contamo-la através das mais originais formas, como em Novembro de 2019, durante um dos Open Days Birdsong, em que a inspiração marroquina da coleção e do evento trouxeram mulheres empoderadas a passar a mensagem da melhor forma possível: natural.
A comunicação vive do contacto e todas as oportunidades servem para causar boa impressão. Depois de largas temporadas na zona do Rato e no Largo de Camões, de 2012 a 2020 o nosso escritório no número 31 da Rua Rodrigues Sampaio acumulou muitas histórias para contar. Se as paredes falassem os open days sazonais Birdsong seriam, certamente, o momento mais referido, proporcionando encontros entre clientes, imprensa, embaixadores de marcas, influencers e, claro, a equipa que na maioria dos restantes dias se esconde atrás de um email.
Todas as histórias são feitas de primeiras vezes e a estreia da Mango nas passerelles parisienses tornou-se um marco incontornável para a marca. Organizado impecavelmente pelo criador e produtor de eventos de Moda Alexandre de Betak, a coleção AW11/12 juntou uma plateia notável de curiosos, como a fadista portuguesa Carminho que convidámos, a par de outras influentes figuras, para a front row deste desfile.
A grandeza de um projeto não se prende com a sua estrutura ou faturação, mas com os ideais que defende. Fundada em 1990, Kolovrat representa a visão avant-garde da designer que lhe dá nome. Para dar matéria ao que já lá estava, trabalhamos este projeto de autor em várias frentes, quer nos lançamentos de coleções, quer em parcerias que aumentem o potencial. Em 2007, por exemplo, a Kolovrat Project Store deu lugar ao Absolut Glam Hotel, uma parceria de divulgação de projetos criativos entre a criadora e a marca de bebidas.
Natal é chavão de união, solidariedade e, claro, comunicação. Numa altura em que todas as mensagens se iluminam como uma árvore de Natal, a Louis Vuitton criava anualmente um set especial para apresentar os seus produtos mais especiais à imprensa. Cenários que circulavam pelo mundo fazendo mais quilómetros que o trenó do Pai Natal e trazendo uma dose extra de elegância à cidade de Lisboa.
O trabalho de uma marca não começa nem termina na passerelle. Durante várias temporadas, a Cia Marítima apresentou as suas opções de beachwear na semana de moda lisboeta, num momento sempre muito aguardado pelo público. As relações-públicas e comunicação ficaram por mais de uma década a cargo da Birdsong, como neste verão de 2012, durante a Lisboa Fashion Week.
A indústria da beleza move-se sem regras, ao mesmo tempo que comunica através de uma linguagem muito própria. Parece que nunca vivemos sem ela, mas a verdade é que a marca da icónica tatuadora Kat Von D apenas chegou a Portugal em 2017. Com uma política vegan e um estilo muito vincado, o evento da estreia da marca na Sephora Portugal juntou imprensa e influencers num get together de apresentação no salão nobre do Palácio Foz e mesmo sem contar com a presença da fundadora viveu 100% à sua imagem.
Um open day tem o poder de definir o tom de uma marca para a temporada seguinte. Da localização ao catering, todos os detalhes são pensados, escrutinados e vivem num vaivém que ata e desata nós na cabeça até chegarmos à solução ideal. E depois, quando uma marca como a Nike dá luz verde a qualquer ideia criativa, o céu torna-se o limite – com uma preocupação constante com as áreas da cultura e da arte, as apresentações da marca tornaram-se um evento que criava expectativa por si só. Este que se vê na imagem aconteceu no balneário do Liceu Pedro Nunes, em 2005.
A arte de viajar começa no olhar, já dizia Diana Vreeland, o que faz com que o espaço físico de uma marca deva acolher todos os seus essenciais de bagagem. Quando após oito meses de remodelações a loja da Louis Vuitton abriu portas em Lisboa, em dezembro de 2018, todos quiseram fazer check-in e apreciar o novo poiso da Maison. A comunicação da reabertura contou com um momento intimista criado para fazer a ponte entre a marca francesa e a capital portuguesa, com a fadista Ana Moura a criar a banda sonora perfeita para embarcarmos nesta viagem.
O ano era 2004. O que hoje é uma entidade por si só, na altura despoletava como uma jovem promessa do futebol. Ainda assim, quando a Pepe Jeans quis encontrar uma estrela para a sua nova campanha, fez uma aposta arriscada mas certeira. No meio de um terreno engessado no Barreiro, uma equipa de dezenas de pessoas sagrou-se campeã: Cristiano Ronaldo juntava-se à modelo Jessica Miller e posava para as famosas lentes de Steven Klein liderado pela direção de Arte de Giovanni Bianco. Neste shooting valemos por 11: organizamos parte da logística dando apoio de produção à equipa criativa e registámos os conteúdos de behind the scenes. A campanha colocou CR nos radares mundiais, dentro e fora dos relvados.
Comunicar é mais do que espalhar a mensagem – é acrescentar-lhe camadas, história e criatividade. Quando surgiu a oportunidade de fotografar Sofia Boutella para a edição portuguesa da revista Elle, em 2005, juntámos a bailarina preferida de Madonna e Rihanna ao talento de Luís Buchinho, que misturou peças da sua autoria num styling com base na coleção da Nike. Uma forma estratégica e original de aproximar a marca americana do mercado nacional e quebrar estereótipos de estilo entre moda de autor e sportswear.